Devido Covid-19, pela 1º vez Semana Santa será celebrada sem presença de fiéis no templo
- Da Redação
- 3 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Vanisia Nery juruaonline
O Covid-19 impôs ao mundo inteiro uma série de mudanças na vida da humanidade. Com os decretos que proíbem aglomeração de pessoas, para evitar a proliferação da doença, foi necessário fechar portas e se manter distante, tendo como uma das medidas a suspensão presencial das celebrações religiosas. A Igreja Católica celebrará pela primeira vez a Semana Santa sem a presença dos fiéis no templo religioso. Todas as transmissões acontecem pelas redes sociais e rádio.

Os católicos devem participar das missas de suas casas, através dos canais da diocese no youtube, no facebook e no Instagram, como também pela rádio católica.
“O templo está fechado para celebrações públicas, mas aberto para visitas pessoais. A igreja está nas nossas casas, então estamos organizando de forma que todas as programações serão transmitidas via rádio e pelas redes sociais”, destacou o Bispo Dom Flavio Giovenale.
A programação inicia no domingo (05) com a Missa de Domingo de Ramos, às 8h e as 18h. A igreja pede que os fiéis possam preparar um vaso com água para ser benzida pelo Bispo Dom Flávio, e em seguida alguém da casa usa essa água para abençoar os ramos. Na quinta-feira ocorre a Missa do Lava Pés, na sexta-feira a Celebração da Paixão de Cristo e Via Sacra, no dia seguinte o Sábado Santo a Vigília Pascoal e no Domingo a Missa da Ressurreição.
“O que pedimos é a participação, e fazer de cada casa uma igreja. Se for possível ajeitar uma mesa, acender uma vela, ter um crucifixo, algum símbolo”, destacou o Bispo Dom Flávio.
A igreja pede ainda que na quinta-feira os fiéis possam doar um quilo de alimento, lembrando a caridade e humildade de Cristo, durante a missa de lava-pés.
“Vamos fazer as celebrações na catedral fechada, mas transmitida. Lá vamos ter a benção do círio pascoal, da água batismal e da luz de Cristo. É uma Semana Santa diferente, mas bem participada, pois a Luz de Cristo não conhece barreiras e vai vencer o Coronavírus, pois Deus é nossa segurança e pode curar. Pode curar através da ciência, que é um dos dons do Espírito Santo”, finalizou.
Veja abaixo toda programação:

Comments